Depois de concluída a montagem do estabilizador, resolvi deixá-lo montado nos clecos, exatamente como na postagem anterior, e parti para o elevador.
Tenho meus motivos, o principal é ver todo o conjunto montado antes de colocar qualquer rebite, como é um conjunto, preferi fazer assim, outro motivo é que na hora de fazer a proteção anti-corrosiva eu já faço tudo de uma vez só, é um serviço chato, então melhor pegar e fazer tudo de uma vez..
Depois só montar tudo.
Primeiras fotos do elevador.
Daqui uns dias tem mais..
STOL, Short Take Off and Landing. E assim se apresenta o avião que com o nome mais óbvio que poderia ter, já mostra as suas características, pousos e decolagens extramente curtos e lentos. É um avião classificado como ultraleve, leva duas pessoas, no seu nariz vai um motor de 85 a 120HP. Este blog vai mostrar a montagem, desde as ferramentas, até o tão esperado e ainda distante primeiro voo de um sonho que começa a se tornar realidade.
quinta-feira, 13 de outubro de 2011
quarta-feira, 5 de outubro de 2011
Establizador Horizontal, Capítulo III
Esta é outra postagem daquelas que vou acumulando fotos durante um longo período para só depois postar de uma vez só...
Extra-dorso, que já vem pré-furado de fábrica devidamente clecado, aguardando para abrir os furos para 1/8.
Aqui o estabilizador já virado, com as tiras das catracas passadas para a posterios acomodação do skin.
Na última postagem sobre o estabilizador, a estrutura, conhecida como "Skeleton" já havia sido montada, inclusive com o centro, por onde são feitas as fixações do estabilizador na fuselagem, e uma das três dobradiças que seguram o profundor no estabilizador.
Após isso, foi colocado o "Skin", começando pela parte plana do estabilizador (extra-dorso), que já vem pré furado, para depois virar para a parte curva (intra-dorso), onde deve puxar todo o material com catracas de amarração de cargas para tudo ficar no seu devido lugar, e dar início a furação.
Parei nesta fase, furos todos abertos, mas ainda precisando aumentar de 3/32 para 1/8.
Obs. O estabilizador do Stol tem perfil invertido, olhando de lado, a parte curva é a inferior, e a reta, superior, o contrário de um perfil assimétrico de asa, onde a curvatura fica no extra-dorso.
Extra-dorso, que já vem pré-furado de fábrica devidamente clecado, aguardando para abrir os furos para 1/8.
Fazendo a abertura dos furos, do lado esquerdo ainda na medida 3/32 e do direito 1/8
Aqui o estabilizador já virado, com as tiras das catracas passadas para a posterios acomodação do skin.
Skin puxado pelas catracas, pronto para iniciar a furação, deste lado não existe furo nas longarinas e nervuras, é usado como gabarito apenas o skin.
Furos completados, todos na medida 3/32, próximo passo, abrir pra 1/8
E eu mais contente ainda!
Até mais!
Assinar:
Postagens (Atom)